sexta-feira, 22 de junho de 2012

DECORAÇÃO

Quando se pensa em decoração de festa sustentável, as pessoas em geral tendem a imaginar vasinhos de garrafa pet ou latinhas vazias de ervilha em cima da mesa, bem no improviso, o que é um grande engano. A festa sustentável pode sim ser muito elegante sem aquela cara de reciclado. Ou o reciclado pode ser bonito também. Uma festa sustentável não precisa apresentar como tema a sustentabilidade ou a reciclagem.  Temos que ser sustentáveis em nossas atitudes e no modo de produção do evento. Acredito que é justamente este engano que repele as pessoas de adotarem condutas ecologicamente corretas na produção de suas festas e em suas vidas.


NA VERDADE, PROMOVER UMA FESTA SUSTENTÁVEL É  SUPER CHIC.


Brega é a festa que desrespeita o meio ambiente.  As pessoas precisam mudar alguns conceitos para criar novas tradições.  
(foto - gliving.com)

MAVI!

PRATOS, COPOS E TALHERES

 Quer coisa mais elegante que usar a sua louça na festa ao invés os famigerados pratinhos descartáveis de plástico?  Na festa sustentável, é terminantemente proibida a utilização de copinhos e pratinhos descartáveis de plástico. Você os utiliza apenas uma vez e eles demoram anos e anos para se degradarem. Portanto, dê preferencia para a louça de cerâmica ou vidro que poderá ser lavada e usada varias vezes. Mas se você não tem outra saída senão fazer uso dos descartáveis opte pelos descartáveis biodegradáveis. Estes são fabricados à base de amido de milho ou de bagaço de cana de açúcar. A vantagem é que eles podem ser descartados no lixo orgânico já que são comportáveis. Eles se decompõem em 180 dias no solo sem a liberação de resíduos. Bom né?   Agora podemos festejar sem culpa.

A empresa Regina Festas criou uma linha chamada Green Line com estes produtos e é formada por pratinhos, copos e talheres. (reginafestas.com.br )



MAVI!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

PREPARATIVOS


Se você pretende dar uma festa sustentável, ou pelo menos, com menos desperdício, organize-se com antecedência. Isto é imprescindível para o sucesso de seu evento.  Faça lista de tudo o que precisa fazer e comprar para otimizar tempo e dinheiro, e o mais importante, minimizar o desgaste ambiental.  Nada de voltar ao supermercado só porque se esqueceu de comprar o fermento do bolo. (ai, isso sempre acontecia comigo quando eu nao fazia lista de compra!)    

Esta dica é valiosa não só para eventos sustentáveis mas para qualquer coisa em sua vida.  As listas nos ajudam a manter uma sequencia inteligente de atos sem ficarmos rodando ao redor do nosso próprio rabo.



(foto - francineclouden.typepad.com)
MAVI!


TEMA DA FESTA

Não é porque você irá promover uma festa sustentável que o tema dela tem que ser sustentabilidade ou reciclagem.  O tema da festa independe da sua opção em “pensar  ou não” no meio ambiente.  A criatividade na busca de temas de festas, principalmente nas de crianças, é infinita. Sei que as crianças numa certa idade passam a escolher determinados temas mais comerciais. Sei também que é difícil persuadi-los a optarem por temas ludicos, mas não é impossível. Por exemplo, se sua filha quiser a festa da “Pequena Seria”, diga que a comemoração será mais rica e original se o tema for “Serias e Fundo do Mar”.  Aí está uma ótima oportunidade de você ensinar seu filho sobre consumismo e sustentabilidade.


(foto - Sobremesa Toalhas)


MAVI!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

LOCAL DA FESTA



Em se tratando de festa sustentável, a escolha do local é de extrema importância. Locais abertos que possuam predominantemente luz natural e são arejados naturalmente são sempre uma excelente escolha.  Dessa forma, você não gasta nada com luz elétrica e nem utiliza o ar condicionado.  Pracinhas e parques podem servir de cenário para o seu evento. Pic-nic com as crianças é sucesso na certa.

Agora, se você mora em casa, você não deve se esquecer do quintal ou a garagem que podem ser uma opção, se estes forem ao ar livre, é claro.  Festa na casa da avó, da tia ou da amiga podem funcionar também. Peça para utilizar o espaço em troca de um belo presente. Que tal? O importante é pensarmos além das formas convencionais usando a criatividade.


(foto:thoughtfullysimple.com)



MAVI!

terça-feira, 19 de junho de 2012

O PRIMEIRO PASSO


O PRIMEIRO PASSO

Mesmo se você nunca praticou nenhum ato sustentável em sua vida, você pode promover uma festa com pelo menos um elemento ecologicamente correto. Neste blog, você encontrará várias dicas sustentáveis para sua comemoração.

 Nunca é tarde para começar a preservar o meio ambiente, por isso dê o primeiro passo. E eu ainda garanto que isto lhe trará o sentimento de dever cumprido.  Dai por diante, vá incorporando novos atos sustentáveis em seu dia a dia e em seus eventos. Afinal, mudança de habito não é uma tarefa simples, mas às vezes, é necessária.

MAVI!
(foto empoweringworld.com)



                                                                                                                                           :


terça-feira, 5 de junho de 2012

UM CONVITE A UMA FESTA SUSTENTAVEL

Hoje é o dia mundial do Meio Ambiente. Para tanto, vamos comemorar com uma festa muito especial, uma festa cheia de alegria e animação, mas limpa em resíduos. Vamos felicitar a  natureza e tudo o que ela nos dá. Sempre lembrando que devemos celebrar sem destruir o meio ambiente. Vamos gritar bem alto:
MUITOS ANOS DE VIDA!
Esta data foi propositadamente escolhida para dar inicio a este blog que será recheado de ideias divertidas e criativas para festas sustentáveis. Vamos embarcar juntos nesta jornada de celebração e consciência ambiental.
MAVI!                   

(foto - bumpsmitten.com)