sexta-feira, 21 de setembro de 2012

GUIA DO CONVIDADO DA FESTA SUSTENTÁVEL


Se você foi convidado para uma festa sustentável, parabéns. Isso significa que o seu anfitrião está organizando o evento considerando os princípios de conservação ambiental.

Já que o dono da festa teve todo este cuidado com o meio ambiente, seria gentil de sua parte se entrasse no clima também.

Por isso fique atento as seguintes dicas:  
 
·         RSVP - assim que você receber o convite confirme a sua presença ou ausência. Jamais diga que irá ao evento se você já sabe desde o início que não poderá comparecer, pois o anfitrião preparará comida, decoração, e tudo mais, contando com você e na sua ausência tudo isso virará desperdício. Não tenha vergonha de dizer que não irá, além de mostrar consideração com o trabalho do organizador, não desperdiçar recursos naturais é bastante elegante!
 
 
·         Presente – Se você foi convidado para uma festa de aniversário, presenteie o aniversariante com algo útil, ecológico e sustentável.  Dê preferencia aos produtos fabricados na região e diga não às embalagens de presente ambientalmente incorretas (aquelas de plástico, nylon, ou papeis fabricados com alto teor de cloro). Opte por embalagens de papeis reciclados ou por aquelas que possam ser utilizadas depois, como as eco-bags.   Uma boa opção é presentear o anfitrião com uma experiência bacana, por exemplo, ingressos para teatros ou shows, um vale massagem, almoço em restaurantes badalados, enfim tudo que possa proporcionar um momento agradável ao aniversariante.


·         Traje - Nada de sair correndo para comprar qualquer roupa nova só para esta ocasião. Não há problema algum em repetir o look de outra festa. Use a criatividade e reuse as roupas que você já possui. Vale customizar suas peças com tingimentos, aplicações e bordados. Pode-se ainda fazer aquela visita básica no brechó perto da sua casa, ou acessar as opções online, como a LEBEH.com.br que ainda promove a compra do bem, eles destinam parte do valor da compra à instituições de caridade. Outra ideia pode ser a aquisição de roupas fabricadas com algodão orgânico ou fabricadas com "selo verde".


·         Transporte para ir à festa – A maneira mais ecológica de você chegar a festa é caminhando ou de bicicleta. Mas nem sempre estas opções são possíveis. Então,  utilize o de transporte público -  metro, ônibus e trem.  Ainda, se nenhuma destas alternativas for viável a você, pegue ou dê carona. Combine com os amigos de irem juntos, assim, a alegria começa antes mesmo de você chegar a festa. Só não vale ir de carro sozinho.


·          Na festa – Na hora que você chegar a festa, mantenha uma atitude consciente. 1) não critique a ausência de exageros na decoração, 2)  não troque de copo a cada gole, utilize o mesmo copo até o final da festa, 3) da mesma forma, utilize apenas um guardanapo, 4) coloque pouca comida no prato, é melhor você repetir varias vezes do que desperdiçar o alimento, 5) Se a bebida for servida em lata, assim que você abri-la tente não deixar nenhum resto nela, ofereça aos que estão próximos a você. Senão, a bebida ficará quente e será inutilizada, 6) na hora de ir embora, não reclame se não houver lembrancinha, que em geral são inúteis e vão direto para o lixo. 7)divirta-se muito, não há nada mais sustentável que o bem estar das pessoas.


·         Após a festa, envie uma mensagem ao anfitrião agradecendo pela recepção e elogie a iniciativa dele em preservar o meio ambiente. Isso fará com que o trabalho dele seja reconhecido.


·         Pegada de carbono. Se o anfitrião tiver criado uma pagina na internet informando o balanço da pegada de carbono, deixe uma mensagem, e mostre o seu interesse pelo tema. Se você desconhecer por completo este assunto, esta será uma boa oportunidade para se inteirar dele.
                                                                         

E muitos anos de vida para todos nós!










 

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

MARCADOR DE TAÇA


Você sabia que usar marcador de taças é uma conduta sustentável? Pois é, marcar as taças e copos para saber por quem estão sendo usados dispensa lavagens  desnecessárias. Cada convidado fica com sua taça do começo ao fim da festa. Os cálices podem ser marcados de várias formas: com marcadores próprios, adesivos, canetinhas ou da maneira que sua criatividade permitir.   
MAVI!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

A ESCOLHA DO HORÁRIO DA FESTA SUSTENTÁVEL


É sempre bom lembrar que um dos princípios básicos do evento verde é a utilização de luz natural pois assim se evita o desperdício de energia com iluminação. Por isso, os eventos diurnos são os queridinhos dos eco-festeiros. Considerando que uma festa dura em média 4 horas, você pode determinar a hora do início do seu evento para que este não adentre a noite. Cafés da manhã, brunchs, almoços, pic-nics e chá da tarde são as melhores opções para uma festa ecologicamente correta. Claro que as festas noturnas não estão proibidas, mas elas ficam mais adequadas para um número menor de convidados. Neste caso, crie um ambiente intimista a luzes mais fracas ou até a luz de velas.
 

 
(fotos: cheesecakecupcake.blogspot.com)


MAVI!